Logotipo Fundação Itaúsa

Perguntas Frequentes


Como é possível acessar o informe de rendimentos?

O participante pode consultar o seus rendimentos referentes ao Plano na Área do Participante.

O que é o pagamento da reserva especial?

Trata-se da reversão de valores do superávit técnico entre os participantes. Isso ocorre quando o superávit técnico excede a reserva de contingência por três anos consecutivos e mediante aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). O pagamento é realizado junto com o do benefício, mensalmente, em 36 parcelas, a não ser que alguma condição adversa extrema exija a recomposição da reserva de contingência.

Quais as condições para pagamento da reserva especial aos participantes ativos, autopatrocinados ou ativos com benefício proporcional diferido (BPD)?

Para os participantes que ainda não gozam dos benefícios, o valor é provisionado em sua conta individual aberta pela Fundação Itaúsa. Com isso, o montante fica rentabilizando até o participante tornar-se elegível a um dos benefícios de aposentadoria.

Qual a documentação necessária para requerimento dos benefícios?

O participante, estando elegível à aposentadoria, deve solicitar o formulário para requerimento dos benefícios no RH da empresa ou na própria Fundação Itaúsa. Além da entrega desse documento, ele deve preencher o formulário de atualização de cadastro e apresentar uma cópia do documento que comprove sua aposentadoria pelo INSS.