Logotipo Fundação Itaúsa

Descrição do plano


O que é Plano PAI

O PAI (Plano de Aposentadoria Individual) é um plano de previdência complementar do tipo Contribuição Definida, oferecido aos colaboradores de algumas das empresas do Conglomerado Itaúsa e aberto a novas adesões.

Ele funciona como uma espécie de reserva financeira que o participante constrói ao longo dos anos a fim de usufruir no momento de sua aposentadoria. Todo mês o participante efetua sua contribuição básica (de acordo com o regulamento do plano), e a empresa faz um aporte de 100% do valor investido por ele, colaborando para a formação de sua reserva.

Os valores acumulados mensalmente são aplicados no mercado financeiro, de acordo com o perfil de investimento escolhido pelo participante, durante todo o período de permanência no Plano, em busca de melhores rendimentos para o patrimônio. A Fundação disponibiliza três perfis: Conservador, Moderado e Agressivo (confira aqui mais detalhes).

No momento da aposentadoria, o saldo acumulado será convertido em benefício, levando-se em conta a forma e o período de recebimento que o participante escolher. O cálculo do benefício considera a soma das contribuições do participante, dos aportes da patrocinadora e do valor do retorno dos investimentos.

O Plano PAI também oferece a vantagem de contratação de empréstimos com taxas e condições de pagamento diferenciadas.