Logotipo Fundação Itaúsa

Perfis de Investimento


Os recursos acumulados no Plano PAI são aplicados no mercado financeiro de acordo com o perfil de investimento escolhido pelo participante. Esta é uma escolha de grande responsabilidade pois influenciará diretamente nos rendimentos para a formação dessa poupança futura.

Entendendo que cada participante tem suas particularidades, seus planos para o futuro e seu momento de vida, o que requer estratégias diferentes no planejamento financeiro para a aposentadoria, a Fundação Itaúsa oferece três opções de Perfis de Investimento: Conservador, Moderado e Agressivo. Dessa forma o participante tem mais flexibilidade para escolher o perfil que mais se adeque ao seu planejamento futuro.

A diferença entre os três perfis está na forma de aplicação dos recursos, que pode ser mais conservadora ou mais agressiva, ou seja, com mais ou menos riscos em busca das rentabilidades características de cada perfil. Por isso, é importante conhecer as regras e os principais aspectos e riscos a serem analisados antes de escolher o perfil.

Conhecendo os perfis de investimento

CONSERVADOR

Objetivo: Oferecer rentabilidade mais estável e, consequentemente, níveis mais baixos de risco, mas com retornos potencialmente menores que os demais perfis.
A Quem se Destina: Este Perfil é indicado para quem prefere estabilidade, ao invés de correr os riscos do mercado financeiro em busca de maiores retornos.

MODERADO

Objetivo: Oferecer possibilidade de retornos maiores que investimentos de curto prazo, com exposição à Renda Variável, Investimentos no Exterior e Estruturados. Existe a possibilidade de perda decorrentes de rentabilidades negativas.
A Quem se Destina: É indicado para quem tem maior tolerância às oscilações do mercado financeiro e consegue lidar com maior exposição aos riscos em busca de melhores retornos em prazos mais longos.

AGRESSIVO

Objetivo:Oferecer possibilidade de retornos maiores que investimentos de médio prazo, com maior exposição à Renda Variável, Investimentos no Exterior e Estruturados. Sujeito à alta volatilidade e maior possibilidade de ocorrência de rentabilidades negativas.
A Quem se Destina: É indicado para quem tem tolerância às oscilações do mercado financeiro e consegue lidar com alta exposição aos riscos em busca de obter os melhores retornos em prazos mais longos.

Conheça o Regulamento dos Perfis de Investimento.
Leia o Material Explicativo e saiba mais sobre os perfis.